sexta-feira, 6 de junho de 2014

Clube da Luta: Do filme á teoria da conspiração

  Muita gente fala que eu só sei conversar sobre cinema, bom realmente esse é o meu assunto favorito, como é o de muitas pessoas.
  Então hoje usarei todo meu conhecimento nesta área e falar sobre o filme que provavelmente é o meu preferido, lançado em 1999, considerado na época um fracasso de bilheteria mas com  o passar dos anos foi ganhando status de cult, Clube da luta.
 Primeiro queria começar falando do "porque" dele não ter agradado as pessoas na época, simples, as pessoas repudiaram a mensagem anarquista dentro do filme. Clube da luta é um filme para poucos, poucos conseguem ser tocados por ele, poucos são aqueles que entenderam que não se tratava de um simples filme "seção da tarde". A melhor definição do filme é feita pelo seu protagonista :

"Somos uma geração sem peso na historia, não temos grandes guerras nem grandes depreções, nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é as nossas vidas".

 Se você se identifica com essa frase, Clube da luta foi feito pra você.

Sinopse: Primeiro, somos apresentados a um protagonista sem nome, conhecemos ele pela alcunha de "narrador", ele tem uma vida chata, em um emprego chato. Mas vive o sonho de sua vida, consumir mais e mais produtos. Um dia ele se vê desesperado, seu apartamento explodiu, ele então passa a viver com um homem que ele conheceu numa viajem de negócios, Tyler Durden.

  Esse é o resumo da sinopse, mas como nenhum filme vira cult apenas por uma sinopse, somos apresentados a uma enciclopédia de ideias e questionamentos que fariam qualquer professor de filosofia ficar maluco.
 Vamos analisar os 2 personagens principais, Tyler Durden e o "Narrador".
O "narrador" era uma pessoa morta, sem sonhos, sem metas, um produto pré-fabricado e alienado.
O Tyler é o oposto, ideias que vão em encontro os bons valores e os costumes, o Lúcifer. O "narrador" se vê perdido no mundo, Tyler da moradia a ele, e muda completamente o seu jeito de pensar, de encarar as coisas. Para espalhar a ideia, eles montam o clube da luta, que teoricamente serviria para extravasar os sentimentos, os anseios e as decepções da vida. Mas o Clube da luta vira algo muito maior, uma organização de homens cansados a se submeter a um trabalho medíocre, a uma vida convencional.






sexta-feira, 30 de maio de 2014

Resenha: Onde vivem os monstros

Talvez quando alguem fala sobre cinema, vem logo na cabeça da maioria das pessoas a grandiosa Hollywood, detentora dos maiores estudios do planeta, nesse meu primeiro post, vou dar uma dica de um filme recente, que como não é hollywoodiano não fez muito sucesso!


ONDE VIVEM OS MONSTROS, filme independente do diretor Spike Jonze(Jack-ass e Ela), o garoto Max, pertubado por brigar com sua mãe, "foge de casa", mas na verdade ele se refugia em sua mente, em sua criatividade, um lugar onde ele conhece monstros com problemas de relacionamento, então ele decide ser o rei deles.
Bom, acho que esse filme se encaixa na categoria de "filmes de crianças para adultos" ou "filme de adultos para crianças", creio eu que o fato dele não ser conhecido deve-se por ele ter sido vendido como um filme infantil, oque de uma vez por todas ele não é, ele trata de assuntos densos como rebeldia, loucura, politica.


NOTA: 8.5
Prós: Fotografia muito bem feita e personagens carismaticos, ele acertaram em não fazer os monstros em computação gráfica.

Contras: Marketing errado e roteiro por poucas vezes monotono.